Como transformar um notebook Linux em roteador e compartilhar Wi-Fi

Uma conexão de acesso a Internet já não é algo tão difícil de conseguir. Porém, você pode precisar de um roteador extra para compartilhar essa conexão. Se esse é o seu caso, tudo que você precisa é de um PC ou notebook rodando o Ubuntu (Linux) e que tenha uma placa de rede Ethernet (cabo) e outra Wi-Fi (sem fio). Com isso, basta conectar o computador a Internet pela conexão por cabo e configurar o notebook com um roteador Wi-Fi, para distribuir a conexão.

Seis dicas para quem quer usar o Ubuntu

Neste tutorial, você verá como fazer essa configuração, para transformar um notebook Linux em roteador e compartilhar Wi-Fi.

Veja como transformar um notebook Linux em roteador e compartilhar Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Veja como transformar um notebook Linux em roteador e compartilhar Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Após plugar o notebook ou PC na rede cabeada que dá acesso a Internet, ligue o computador e faça login no Ubuntu.

Depois, execute as  as “Configurações do sistema”, clicando no ícone da engrenagem que fica na barra lateral do Ubuntu;

Acessando as Configurações do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as Configurações do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Configurações do sistema”, clique no item “Rede”;

Abrindo a opção rede das Configurações do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a opção rede das Configurações do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela “Rede”, clique na opção “Sem fio”. Em seguida, clique no botão “Usar como ponto de acesso…”;

Iniciando a criação do ponto de acesso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação do ponto de acesso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na pequena tela que aparece, clique no botão “Ativar”;

Ativando o ponto de acesso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o ponto de acesso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Finalizada a operação, o sistema exibirá todas as informações da nova rede. Esses dados devem ser usados conectar outros computadores ou dispositivos móveis na rede sem fio do roteador Linux.

Visualizando as informações da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando as informações da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com as informações em mãos, conecte na nova rede e comece a navegar.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/07/como-transformar-um-notebook-linux-em-roteador-e-compartilhar-wi-fi.html




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *