Comprou notebook novo? Veja o que fazer antes de começar a usar

Comprar um notebook novo é sempre bom, já que o sistema operacional vem novo, rápido, sem vírus e sem nenhum tipo de problema para incomodar o usuário. No entanto, antes de começar a usar é preciso realizar algumas tarefas para deixar o computador pronto para uso.

A seguir, confira cinco dicas para colocar em prática no seu novo aparelho. Aproveite para desinstalar aplicativos de fábrica que não pretende usar, instalar seu antivírus preferido e ajustar o monitor da melhor forma para seu conforto e produtividade no uso do PC.

Veja como adicionar senha no PC com Windows 10 até no modo suspensão (Foto: Raissa Delphim/TechTudo) (Foto: Veja como adicionar senha no PC com Windows 10 até no modo suspensão (Foto: Raissa Delphim/TechTudo))Dicas ajudam a começar usar computador novo; confira e aproveite (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)

1. Ajuste o monitor

A primeira coisa que você deve fazer depois de ligar o seu notebook novo é ajustar o monitor. Isso porque a configuração padrão, escolhida pela fabricante, pode não ser a que você está habituado, atrapalhando o conforto no uso do PC. Além disso, algumas pessoas precisam diminuir o brilho da tela, por exemplo, para evitar cansaço na vista.

Confira como mudar a resolução de tela no Windows 10 e aprenda também a ajustar o brilho do monitor no sistema operacional da Microsoft.

Tela ampla é o ponto forte desse monitor (Foto: Divulgação/Dell) (Foto: Tela ampla é o ponto forte desse monitor (Foto: Divulgação/Dell))Configuração no monitor é um dos primeiros ajustes em um notebook novo (Foto: Divulgação/Dell)

2. Instale todas as atualizações do Windows

Os notebooks vendidos atualmente vêm com o Windows 10 instalado por padrão. Como sistema foi lançado em julho de 2015, a Microsoft já liberou uma série de atualizações de segurança e de novos recursos.

Fazer as atualizações é importante para trabalhar com o computador da melhor forma, evitando brechas de privacidade ou falhas em alguma ferramenta.

Caso ainda utilize o Windows 7, confira este tutorial. Se já estiver adotado o Windows 10, fique por dentro de todas as novidades no Update History.

Instale as atualizações pendentes por meio do Windows Update (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Instale as atualizações pendentes por meio do Windows Update (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

3. Desinstale os programas pré-instalados e instale os que mais usa

Antes de instalar os programas mais importantes e que mais costuma usar, como antivírus, navegador e player de música, desinstale os softwares que vêm pré-instalados no PC. Geralmente os programas são da fabricante do computador e costumam ocupar espaço no disco rígido sem que o usuário realmente precise do programa.

Após esse processo, instale o pacote de aplicativos que você costuma usar no dia a dia. Não se esqueça dos programas de segurança, leitor de PDF, de edição de imagens e de texto, como Microsoft Office, caso não utilize a nuvem.

Veja dicas para ativar a webcam do notebook e voltar a funcionar (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) (Foto: Veja dicas para ativar a webcam do notebook e voltar a funcionar (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo))Desinstale e instale os programas no novo notebook (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

4. Copie os seus arquivos para o novo notebook

Como já é de se imaginar, o notebook novo não terá nenhum dos seus arquivos. Portanto, o próximo passo é copiá-los para o disco rígido do computador. Para isso, basta pegar um pendrive ou HD externo e copiar e colar os seus arquivos no PC.

Caso seus documentos estejam salvos na nuvem, instale os aplicativos do Dropbox, Google DriveOneDrive e faça a sincronização com o seu notebook novo.

OneDrive (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Copie e cole seus principais arquivos do pendrive e HD externo (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

5. Crie uma partição de backup

Geralmente os HDs dos notebooks não são particionados, ou seja, tanto o Windows quanto os seus arquivos são salvos no mesmo lugar. Para resolver esse problema, é possível criar uma partição no disco rígido do computador e deixá-la apenas para guardar documentos, imagens, músicas e vídeos pessoais, por exemplo.

Confira neste tutorial como criar e apagar uma partição no Windows 10 usando as ferramentas nativas do sistema operacional mais recente.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/07/comprou-notebook-novo-veja-o-que-fazer-antes-de-comecar-usar.html




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *